quarta-feira, 12 de março de 2014

A ditadura enlatada da mídia

Na escola não pode chamar o amiguinho de macaco, ou viadinho por que isso é errado, mas de gordo nunca teve problema! Me lembro claramente de vários amigos meus chamando um amigo meu de "baleia". Na época tínhamos 8 anos e eu também era gorda, sofria bullying pelos meus amigos de igreja, mas para não me passar batido, cometia a gordofobia na escola com os meus amigos para que ninguém fizesse o mesmo comigo lá e assim eu não sofresse com isso.

Não existia youtube, instagram ou facebook, a crueldade era apagada de acordo que fomos crescendo até que no ensino médio já víamos a garota gorda namorando, o garoto gordo que conquistou a menina e então eu quase me esqueci que a gordofobia existia: QUASE.

Nunca tive problema com o meu peso, no geral eu tinha problema comigo mesma por me achar a garota mais feia do mundo, me lembro de querer ser branca, do cabelo liso e olhos claros... magra, por que isso era legal, não dava pra ser emo sendo morena, do cabelo enrolado e tals. Hoje, com uma visão mais ampla, percebo que a mídia te INDUZ a ser magro. Há um ano, eu comecei a malhar, estava com problema de colesterol e quase 25kg acima do peso, como uma asmática, tinha dificuldades pra respirar... Nessa brincadeira toda, emagreci 17kg e então vieram as piadinhas como 'Agora você tá linda", "Nossa, você ficou mais bonita", 'Nossa, você tem um rosto tão lindo, era ruim te ver daquele jeito" e eu digo: Foi uma fase em que eu fui muito feliz, tanto com o meu corpo, tanto com meu rosto e agora começo a ouvir uma nova crítica "TÁ BOM JÁ, não vai malhar pra ficar que nem homem".

Eu sempre fico me perguntando quando as pessoas vão começar a cuidar de suas próprias vidas e a pararem de jogar seus comentários cheios de preconceitos em cima dos outros. Quando as propagandas vão deixar de colocar como se todas as mulheres precisassem ser magras para serem aceitas?! Será que quando eu me aceito gorda, estou errada? Tudo isso me preocupa, ver uma modelo plus size 44/46, ver milhares de garotas enfiando o dedo na garganta, ou se submetendo a remédios clandestinos pra chegar no corpo que querem.

Ninguém percebe, ninguém se preocupa.
A moda no instagram são receitas caseiras pra reduzir a cintura, e todo mundo 'é gordo" é a era da aceitação, a ditadura da moda, das roupas, das regras que não me permitem que o gordo se vista como quer.

Tenho medo, que de repente eu seja consumida por essa sociedade que dita o que é certo e então, eu quase me esqueço da gordofobia embutida, mas é quase mesmo, por que logo vejo uma irmã sofrendo humilhação e me lembro que a sociedade cobra uma perfeição não existencial.

Um comentário:

  1. Indiquei você na Tag das Oito flor, se quiser ver lá, e refazer no seu, fique a vontade, beijos! http://www.lojacoisasdachina.com.br/2014/03/tag-das-oito.html#.UyDP2D9dWwt

    ResponderExcluir